"Com o verdadeiro mestre, o discípulo aprende a aprender, não a recordar e obedecer. A relação com a lucidez não modela, liberta."
— José María Doria, A Inteligência da Alma
Entre os brasileiros que se tornaram leitores, 52% atribuem esse interesse à escola ou a um professor, segundo a pesquisa Retratos da Leitura, do Instituto Pró-Livro. Quando perguntados sobre quem despertou o gosto pela leitura, o professor aparece na frente de qualquer outra figura isolada: 11% citam um educador, contra 8% que citam a mãe e 4% que citam o pai. E 22% dizem ter escolhido o último livro que leram por indicação direta de um professor. São quase 2,4 milhões de educadores na educação básica brasileira, segundo o Censo Escolar 2024 do Inep, e cada um deles carrega um repertório próprio de leituras, decidindo todos os dias qual história vale a pena contar.
É sobre esse repertório que este texto quer falar. Não sobre o que recomendar para a sala de aula, mas sobre o que o professor já carrega consigo antes mesmo de abrir um livro didático.
Um mapa de tradição oral
A própria Base Nacional Comum Curricular reserva, no campo artístico-literário dos anos iniciais, espaço obrigatório para contos populares, fábulas, lendas e mitos. Mas isso não é um detalhe burocrático. É o reconhecimento de que toda criança precisa de contato com a tradição oral para desenvolver repertório simbólico, e que esse contato raramente nasce do acaso: nasce de alguém que escolhe contar.
Pegue um grupo de recontos de culturas diferentes e ponha lado a lado: um conto chinês, um africano, um viking, um celta, um russo, um persa, um português, um brasileiro. A tentação é tratá-los como curiosidades exóticas, cada um representando seu país de origem como quem cola uma etiqueta. Só que, lidos com atenção, revelam algo mais interessante: contam, com roupagens diferentes, as mesmas poucas histórias que a humanidade insiste em recontar havia séculos.
Os Dez Gigantes, reconto africano, e O Falcão Brilhante, reconto russo, falam da luta contra uma força maior usando astúcia em vez de força. O Jabuti e a Sabedoria do Mundo, fábula africana, e O Príncipe Teiú, conto brasileiro, tratam da esperteza do pequeno diante do grande, tema que atravessa praticamente toda tradição de fábula popular, do Esopo grego ao Pedro Malasartes nordestino. A Filha do Rei Dragão e As Maçãs Douradas do Lago Erne, uma de origem chinesa e outra celta, exploram a travessia para um mundo encantado e o preço de voltar dele. A Princesa que Enganou a Morte retoma, à sua maneira, o enredo mais antigo de todos: a recusa humana em aceitar o fim.
Quando um professor escolhe qual desses contos vai ler numa tarde de aula, não está apenas preenchendo tempo. Está decidindo qual fio da experiência humana vai puxar primeiro: o medo, a esperteza, a perda, a travessia. Repetida ao longo de uma carreira, essa escolha desenha um mapa de valores que a turma carrega sem perceber.
O currículo que não está na ementa
Nenhuma dessas histórias chega pronta à sala de aula. Passa antes pela memória de quem conta. Um professor que recorre a Búkolla, a Vaca Encantada ou a Contos Populares de Portugal está acionando uma camada de formação que raramente aparece em currículo oficial: o repertório que ele próprio acumulou como leitor, muito antes de virar educador.
É aqui que a frase de José María Doria ganha sentido prático. O mestre verdadeiro, escreve ele citando Nisargadatta, não ensina o aluno a recordar e obedecer, ensina a aprender.
Um reconto bem escolhido faz exatamente isso. Não impõe uma moral fechada, como costuma acontecer nas versões simplificadas que circulam por aí. Abre uma pergunta. A criança que ouve O Silêncio dos Macacos ou O Reino Encantado não sai da história com uma lição decorada, sai com uma imagem que vai trabalhar sozinha, por dias, dentro da cabeça dela.
Contar histórias de tradições diferentes, então, não é um gesto de generosidade cultural avulsa. É um gesto pedagógico preciso, com respaldo no próprio currículo nacional. Cada cultura resolveu o mesmo enigma humano (o medo, a morte, a injustiça, o desejo) de um jeito particular, com símbolos particulares. Oferecer essa variedade para uma criança é dar a ela mais de uma chave para abrir a mesma porta.
O que fica depois da escola
Os mesmos 52% que apontam a escola como origem do próprio gosto pela leitura raramente lembram uma aula específica. Lembram uma história. Lembram daquela professora ou professor que despertou o gosto para a leitura de toda uma vida.
Confira todos o catálogo de recontos do Grupo Ground!
